Os moradores do município de Vicência, na Zona da Mata Norte do estado, assistem esta manhã o lançamento da terceira edição do Programa Chapéu de Palha. Criado na segunda gestão do ex-governador Miguel Arraes e resgatado em 2007, o programa tem o objetivo de assistir os trabalhadores rurais da palha da cana desempregados durante o período de entressafra, na zona canavieira de Pernambuco. Um total de 52 municípios fazem parte da área de abrangência do Chapéu de Palha.
A iniciativa antecede o período de cadastramento dos trabalhadores desempregados na entressafra de 2009, que acontece de 01 a 08 de abril. A solenidade conta com a presença do governador Eduardo Campos, no Pátio de Eventos, centro da cidade. Como aconteceu nas duas últimas edições, serão beneficiadas 20 mil famílias de 52 municípios da zona canavieira de Pernambuco.
Apenas um trabalhador poderá ser registrado por família. O benefício pode chegar a R$ 190, sendo complementar ao valor recebido pelo programa federal Bolsa Família. Em maio, a coordenação executiva divulgará a lista dos selecionados do programa e as datas para o recebimento do cartão do beneficiário e cadastro da senha bancária – ação que acontecerá em parceria com a Caixa Econômica Federal.
Em contrapartida, o beneficiário indica a participação de pelo menos um membro da família nas atividades oferecidas pelas secretarias do estado como aulas destinadas à alfabetização de jovens e adultos, reflorestamento e recuperação de mata ciliar, cursos de qualificação profissional para jovens, seminários sobre relações de gênero e capacitação profissional (voltados para as mulheres).
Nenhum comentário:
Postar um comentário