quinta-feira, 19 de março de 2009

Aumento da tarifa da Celpe é debatido nesta quinta-feira na Unicap

O aumento da tarifa da Celpe será tema de uma audiência pública promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta quinta-feira (19). A sessão é pública, aberta a qualquer pessoa interessada, e acontecerá às 9h no auditório da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap, Bloco G, 1º andar, na rua Almeida Cunha, s/n, Boa Vista.

A proposta da Aneel para a Celpe prevê um reajuste de 1,57% para as tarifas dos consumidores residenciais (baixa tensão) e de 6,86%, em média, para as tarifas dos consumidores industriais (alta tensão). O índice definitivo de revisão da Celpe entrará em vigor no dia 29 de abril deste ano, após análise das contribuições recebidas durante o processo de audiência pública.

O objetivo da audiência pública, segundo a Aneel, é recolher contribuições de consumidores e representantes de instituições públicas e privadas, de órgãos de defesa do consumidor, de associações de moradores e outros segmentos da sociedade civil para o processo de revisão da tarifa. A reunião será conduzida pelo diretor-geral da Agência Nelson Hubner e pelo diretor José Guilherme Senna, relator do processo de revisão da distribuidora.

A revisão tarifária acontece em média a cada quatro anos e está prevista nos contratos de concessão. Atualmente a Celpe fornece energia elétrica para 2,7 milhões de unidades consumidoras em 185 municípios de Pernambuco e na cidade de Pedra do Fogo, na Paraíba.

Contribuições – Os documentos relativos à proposta estarão disponíveis no perfil "A Aneel", no link Audiências/Consultas/Fórum/Audiência Ano 2009 do endereço eletrônico www.aneel.gov.br. As contribuições por escrito ao processo poderão ser enviadas até o próximo dia 20 de março pelo e-mail ap006_2009@aneel.gov.br, pelo fax nº (61) 2192.8839 ou pelo correio para o endereço SGAN, Quadra 603, Módulo I, Térreo, Protocolo Geral da Aneel, CEP 70.830-030, Brasília-DF.

Indústria – Em reunião nesta quarta-feira (18), a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) se posicionou contra o aumento das tarifas. “Fomos surpreendidos com esse grande aumento”, disse, em nota, o presidente da FIEPE, Jorge Côrte Real. Segundo a Fiepe, a elevação dos custos de produção encarecerá o preço final dos produtos. “

O índice de correção tarifária estipulado pela Aneel para as indústrias está assim dividido: 11,77% (grandes indústrias), 12,81% (indústrias médias) e 5,35% (pequenas indústrias e estabelecimentos comerciais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário