segunda-feira, 30 de março de 2009

Assembleia acompanha situação financeira dos municípios

A comissão especial que vai discutir os efeitos da crise econômica no Estado, bem como a situação financeira dos municípios pernambucanos, será instalada nesta terça (trinta e um de março), na Assembleia, às cinco da tarde.O anúncio foi feito pelo deputado Pedro Eurico, do PSDB, que vai presidir os trabalhos do colegiado.

O parlamentar destacou a importância de manter o caráter suprapartidário do grupo. Segundo Eurico, a comissão vai discutir além da questão da manutenção dos empregos, a situação da refinaria Abreu e Lima. Ele afirmou que as denúncias de superfaturamento no empreendimento serão investigadas.

O deputado também relatou que acompanha com preocupação a queda dos repasses federais para os municípios, lembrando que noventa e cinco por cento das prefeituras nordestinas sobrevivem do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Esmeraldo Santos, do PR, e Maviael Cavalcanti, do Democratas, elogiaram a iniciativa da comissão.Ciro Coelho, do Democratas, afirmou que o Estado precisa dar sua contribuição, abrindo mão de receitas.

Eurico ainda questionou a postura de Lula em relação à crise, registrando a declaração feita na semana passada pelo presidente, apontando que os prejuízos financeiros mundiais foram causados por gente branca de olhos azuis. Para Eurico, o presidente não se comportou como estadista.

Na reunião plenária dessa segunda, Terezinha Nunes, do PSDB,revelou preocupação com a medida do Governo Federal de manter a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Para ela, a medida é prejudicial aos prefeitos de pequenas cidades, pois mantém a diminuição do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Ela também lembrou que, na última quinta, as prefeituras da região do Araripe paralisaram as atividades por dois dias devido à redução do FPM.

A deputada afirmou que várias pessoas residentes em municípios do Interior dependem do bom funcionamento das prefeituras, e que a decisão do Governo Federal beneficia as sedes das montadoras de veículos localizadas em outros países.

A Assembleia vai promover um Grande Expediente Especial para debater o impacto da crise econômica nos municípios do Interior de Pernambuco. A reunião foi solicitada pelo deputado Raimundo Pimentel, do PSDB, e deve acontecer na próxima quarta. O parlamentar informou que, entre fevereiro e março, o repasse do FPM para a cidade de Parnamirim, por exemplo, caiu de trezentos e noventa e quatro mil para trinta e sete mil reais.

O deputado Edson Vieira, do PSDC, comentou que a crise vem provocando o aumento do desemprego no Polo de Confecções da Região Agreste. O parlamentar lembrou que os municípios de Toritama e Santa Cruz do Capibaribe eram conhecidos como grandes geradores de novas oportunidades de trabalho, mas agora sofrem com o fechamento de lojas e fábricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário