À ouvidoria compete receber reclamações, denúncias, críticas e sugestões sobre as políticas públicas para as mulheres; bem como oferecer informações sobre os diversos serviços que o Estado disponibiliza para essa parcela da população. Para ter acesso ao serviço, a cidadã deve ligar para o número 3224-1514, ou enviar uma mensagem para o e-mail ouvidoria@secmulher.pe.gov.br, ou ainda comparecer pessoalmente ao seguinte endereço: Cais do Apolo, nº 222, 1º andar, Bairro do Recife. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e é um espaço de escuta voltado às mulheres urbanas e rurais.
Durante a solenidade no Palácio do Campo das Princesas, o governador salientou o compromisso assumido por sua gestão de compreender as políticas públicas de gêneros como ações transversais dentro do governo. Eduardo também reconheceu a força das mulheres pernambucanas na formulação dessas medidas para diminuir as desigualdades no processo democrático:
“Compreendemos esse processo histórico que gerou todas essas desigualdades e de como foi dura a ausência das mulheres na democracia. Saímos do zero para chegar onde estamos. Avançamos muito, mas temos muito mais o que melhorar”, disse Eduardo.
O evento também foi uma homenagem às servidoras do Estado e contou com a presença da primeira-dama Renata Campos, da deputada federal Ana Arraes, de gestoras dos organismos municipais governamentais de políticas para as mulheres, de parlamentares e das Conselheiras Estaduais dos Direitos da Mulher. “Fico feliz que as mulheres pernambucanas em ver que as mulheres estão avançando no sentido de construir a democracia no Estado”, ressaltou Ana Arraes.
Para Cristina Buarque, a ação motiva e constrói credibilidade na classe política e na sociedade. “É politizando a nossa sociedade que vamos qualificar a oferta dos nossos serviços. Transparência não é só informação, mas sim uma formação da cidadania do nosso povo”, disse a secretária da Mulher.
Na ocasião, além de inaugurar oficialmente a ouvidoria, foram lançadas duas publicações: o Anuário 2009 e o calendário da mulher. A primeira traz um resumo do trabalho desenvolvido pela Pasta nos dois primeiros anos de governo, as ações prioritárias para este ano e ainda uma homenagem às mulheres que exercem cargos públicos nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de Pernambuco. Já o calendário apresenta os programas e os projetos da Secretaria da Mulher, artigos da Lei Maria da Penha e as datas comemorativas da agenda feminista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário