segunda-feira, 30 de março de 2009

Centrais sindicais fazem ato contra a crise e as demissões

Representantes das centrais sindicais de Pernambuco realizam esta manhã um ato de protesto contra a crise e as demissões. A mobilização acontece desde às 9h, em frente à Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), no bairro de Santo Amaro.

De acordo com o presidente da Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE) Sérgio Goiana, o protesto luta ainda pela manutenção e ampliação de direitos, pela redução dos juros e da jornada de trabalho sem redução de salários. Para o presidente cutista, são inaceitáveis os argumentos dos empresários que demitem em nome da crise financeira. “Muitas empresas já estão demitindo prevendo uma crise que não sabemos se vai chegar aqui”, contou.

Segundo ele, a desculpa não tem sustentação diante da revelação de que a distribuição dos lucros aos acionistas cresceu, apontando que um levantamento realizado com as 20 maiores empresas de capital aberto mostrou que nesses quatro meses de crise houve aumento na distribuição de lucro aos acionistas. “Dados da CUT, cerca de duas mil pessoas já foram demitidas no setor privado em todo o estado”, afirmou.

Os sindicalistas enfatizam que não aceitam renegociar os reajustes dos servidores federais acordados com o governo e manifestam o apoio aos 4.270 funcionários demitidos da Embraer. Ainda segundo o presidente, a Região Metropolitana do Recife tem 340 mil trabalhadores desempregados.

A agenda de mobilizações continua na próxima quinta-feira, dia 2 de abril, quando o Dieese realiza a II Jornada Nacional de Debates. Com o tema Negociação Coletiva na Crise, o evento acontece às 10h, na Rua da Ninfas, Boa Vista e vai contar a participação de técnicos especializados no assunto

Nenhum comentário:

Postar um comentário