
O número de casas para o Estado foi distribuído de acordo com os dados do IBGE sobre o déficit em Pernambuco. A meta do Governo Federal é reduzir em 14% o problema da moradia no País. Pernambuco possui uma defasagem de habitações de 403.842.
Inicialmente, estão previstas ações nos municípios com mais de 100 mil habitantes no Estado: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Camaragibe, Petrolina, Caruaru, Garanhuns, Cabo de Santo Agostinho e Vitória de Santo Antão.
Por aqui, o Governo Eduardo tem programa de nome semelhante ao de Lula. O projeto "Minha Casa", sob responsabilidade da Secretaria Estadual das Cidades, é voltado prioritariamente para famílias de baixa renda, que corresponde a 91% do déficit habitacional do Estado.
Por intermédio da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), o Minha Casa tem como meta a construção de 21 mil unidades habitacionais, beneficiando cerca de 130 mil pessoas no Estado.
Os recursos, no valor de R$ 245 milhões, são provenientes do Governo Federal, Estadual, prefeituras, FGTS e Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). Até o final de 2008 foram entregues 4.357 casas. Outras 8.618 estão em fase de conclusão.
As famílias que participam do projeto não tem nenhum encargo financeiro para aquisição da casa própria. A seleção das cidades contempladas com o programa atende a um conjunto de atributos que leva em conta a carência habitacional local, a integração da Prefeitura no empreendimento e os indicadores de violência no município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário