
Agora, Pernambuco pode contar mais 3.054 vigilantes da ordem pública. Ontem, os soldados alunos da Polícia Militar (PM) foram lançados às ruas, após passarem por um curso de formação de quatro meses. Do total de alunos, 1.838 irão atuar na Capital e na Região Metropolitana do Recife (RMR), enquanto os outros 1.216 alunos já estão espalhados pelo interior do Estado. Essa foi a terceira e maior turma de PMs que concluiu o curso nos últimos dois anos, período em que 1.300 policiais foram formados.
Até o próximo dia 17, os alunos estarão nas ruas para um estágio supervisionado, que faz parte da grade curricular do curso de formação de soldados, prevista pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e adotada desde 2007 pelo Estado, tanto na formação de policiais civis quanto militares. “Essa grade curricular é preparada, estudada e indicada para todo Brasil, porque ela prioriza disciplinas de cidadania e direitos humanos”, explicou o gerente geral de articulação da Secretaria de Defesa Social (SDS), Manoel Cisneiros.
Antes da formatura, entretanto, marcada para o dia 19, os soldados-alunos irão voltar à academia para fazerem uma avaliação do período em que passaram na rua. “Nessa avaliação, será feita uma análise do trabalho realizado pelos alunos”, detalhou Manoel Cisneiros. Para o estágio supervisionado, os novos PMs foram distribuídos de acordo com a necessidade de cada batalhão.
Quanto ao questionamento do Ministério Público acerca do período de treinamento do alunos e, principalmente, a quantidade de tiros que os soldados disparam nos treinamentos, Manoel Cisneiros garantiu que o Estado tem, atualmente, a maior grade de tiros dos últimos tempos. “Antes de 2007, os soldados davam 100 tiros, mas nessa turma conseguimos ampliar para
“Não tenho a menor dúvida que o treinamento por que passaram os alunos está bem mais aprimorado e acreditamos que estamos cumprindo todos os requisitos previstos pela grade curricular”, comentou o secretário de Defesa Social em exercício, Cláudio Lima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário