Localizado na região da mata norte do Estado, há 64km da cidade do Recife, o município de Lagoa do Carro mostra para o mundo o seu artesanato e sua beleza. As artesãs da cidade expõem sua peças na passarela da moda da 10ª FENEARTE e ainda contam com cinco modelos mostrando o charme, a ousadia e a atitude da mulher canavieira.
Vindos de uma cidade pacata, conhecida como a “Terra do Tapete”, onde, aproximadamente, 72% da população têm sua fonte de renda no artesanato, alguns grupos de mulheres donas de casa viram no dom de produzir sua própria arte um meio de alcançar a autonomia e a independência financeira dos maridos, dos quais sofriam de violência doméstica.
Foi quando, em junho de 2006, essas mulheres da zona canavieira sentiram a necessidade de fazer algo que não fosse trabalho doméstico e começaram a produzir peças de bordado, fitas, pintura em tecido, customização de tapetes e etc. Juntas fundaram o Centro das Mulheres de Lagoa do Carro. “Essas grandes mulheres, hoje, trabalham no desenvolvimento do município, já que o mesmo não tem outra fonte de renda. Nós tivemos que criar algo diferente”, analisa Dona Zita, uma das fundadoras da instituição.
Já para as meninas da moda, a 10ª FENEARTE é uma porta que levará o nome do município para o mercado fashion. Antenadas nas últimas tendências da moda e esbanjando simpatia, as manequins de Lagoa do Carro desfilaram na Passarela Fenearte, nesta última terça-feira (07) e mostraram para o mundo o que a mulher canavieira tem é capaz de tranformar a sua realidade.
“É muito importante para o município e principalmente para as mulheres que sofreram e batalharam tanto para expor essas peças. É uma experiência diferente para nós que viemos de um município pequeno estarmos aqui, em um evento deste porte, estou muito feliz em poder representar quem pôde e quem não pôde participar”, disse Talita de Menezes, 23 anos, cabelereira e uma das cinco modelos que desfilou na Passarela Fenearte.
Para conhecer o artesanato das mulheres de Pernambuco, basta visitar os estandes de número 274 e 275. A 10ª FENEARTE segue até o dia 12 de julho, no Centro de Convenções, em Olinda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário