O retorno aos trabalhos, hoje, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), terá uma conotação diferente por conta da presença dos novos parlamentares no plenário. Os deputados darão continuidade aos trabalhos que entram no terceiro ano da legislatura, mas têm 12% de novatos, que assumiram seus postos depois que as eleições municipais deram mandato de prefeito a outros parlamentares. No entanto, desse grupo, apenas Lucrécio Gomes (PV) e Waldemar Borges (PSB) nunca exerceram mandato estadual. Jacilda Urquisa (PMDB), Izabel Cristina (PT), Dilma Lins (DEM) e Nelson Pereira (PCdoB) já foram deputados. As sessões, inclusive, continuarão no plenarinho, pois o prédio-sede permanece em reforma.
O presidente da Alepe, deputado Guilherme Uchoa (PDT), comentou o ingresso dos novos pares como um acontecimento comum, que não deve trazer mudanças radicais no andamento dos trabalhos da Casa de Joaquim Nabuco. “Teremos um quadro diferenciado com deputados que não pertenciam à Casa. Porém, acredito que o entrosamento não será complicado. Sempre procuramos deixar as coisas bem definidas previamente”, disse.
Os acertos quanto à distribuição de cargos entre os partidos foram amarrados, definitivamente, na última quinta-feira, numa reunião envolvendo os líderes da oposição, Augusto Coutinho (DEM), e do Governo, Isaltino Nascimento (PT), e Guilherme Uchoa. “Apenas confirmamos o que já estava conversado”, relatou o presidente.
As amarrações estenderam-se às comissões da Casa. Guilherme Uchoa antecipou que os espaços ocupados terão a mesma proporção para as bancadas. Entre os nomes listados para presidir as comissões já podem ser citados: André Campos (PT), na Comissão de Justiça (CCJ); Teresa Leitão, na Comissão de Educação; de Saúde, Clodoaldo Magalhães (PSDB); de Cidadania, com Terezinha Nunes (PSDB); Comissão de Meio Ambiente, com Ceça Ribeiro (PSB); e Ciro Coelho, na de Desenvolvimento Econômico.
PROJETO
Após a confirmação da Mesa, existe a expectativa, por parte da presidência, de receber algum novo projeto do Executivo, provavelmente, através do secretário de Relações Institucionais, Sileno Guedes. “Pode ser que tenhamos alguma mensagem do representante do governador Eduardo Campos”, avisou Uchoa.
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário