quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

ADLs são capacitados em piscicultura

Os Agentes de Desenvolvimento Local (ADLs) do Núcleo de Articulação e Fomento para o Desenvolvimento da Zona da Mata (NAF) estão recebendo, desde o início de janeiro, capacitação em piscicultura. O curso é resultado de parceria entre o PROMATA, o Centro Josué de Castro e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). No período de 10 a 12 de fevereiro, os ADLs estão recebendo aulas sobre reprodução de peixes na base de piscicultura, no Departamento de Pesca, da UFRPE.

Durante as aulas, os Agentes foram orientados sobre a construção dos viveiros, a melhor forma de reprodução e criação dos alevinos (filhotes de peixes), a retirada dos peixes do tanque escavado e a comercialização. Depois de capacitados, os ADLs vão atuar junto aos 900 beneficiários que já aderiram ao projeto, repassando as informações obtidas.

Projeto de Piscicultura – Até o final de janeiro, 10 Unidades Demonstrativas de criação de peixes, ou viveiros escola, já foram implantadas, num total de 30 ao final da ação. Para a implantação das Unidades, os alevinos estão sendo adquiridos – pelos próprios agricultores – nas cidades de Bonito e Serra Talhada. Depois de cinco meses, os peixes já podem ser vendidos. A proposta da ação é beneficiar 1.030 pessoas, promovendo, de forma sustentável, a diversificação econômica da região. A meta é produzir uma tonelada de pescado, ao ano, por cada produtor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário