quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Instituto Histórico do Carpina será em novo endereço

A vereadora Marta Guerra (PMDB) pediu ao chefe do executivo, que transfira o Instituto Histórico do Carpina, que funciona ultimamente na rua da Bandeira, no centro, para o prédio da estação ferroviária da cidade.

Devido ao estado de abandono em que se encontra o atual prédio do Instituto e a má localização, não existem mais possibilidades de continuar funcionando no local onde se encontra hoje o I.H.C.
"o I.H.C. está em um local onde ninguém sabe o endereço, e se encontra fechado por conta da precariedade que se encontra o imóvel, que pode causar uma grande perca de seus acervos e bens", disse a vereadora autora do requerimento.

O imóvel que possui o perfil histórico para receber I.H.C. é a estação ferroviária, que foi fundada em 1882, o prédio foi criado para servir de abrigo temporário aos passageiros, mais infelizmente se encontra hoje servindo de residência e onde funciona uma lan house, para re-aproveitar o local a melhor maneira seria usa-lo de como instrumento de preservação da cultura carpinense abrigando o o excelente acervo do I.H.C., que por consequência contribuirá para o crescimento do pólo turístico, artístico e cultural.

Dessa forma se criará uma oportunidade de desenvolver programas, projetos e ações que utilizem o espaço o património cultural que a bastante tempo se encontra abandonado pelas nossas autoridades.

2 comentários:

  1. NÃO SOU CARPINENSE, MAS TENHO ESSA CIDADE GUARDADA NO MEU CORAÇÃO, VISTO QUE FOI AÍ QUE PASSEI PARTE DA MINHA ADOLESCÊNCIA COMO ESTUDANTE DO COLÉGIO PIO X, DE SAUDOSA MEMÓRIA DOS IDOS ADMINISTRADOS PELOS ILUSTRES EDUCADORES - PROFESSOR RESENDE E DONA LOURDES. NUNCA VISITEI O INSTITUTO HISTÓRICO DO CARPINA, MAS AS NOTÍCIAS QUE ME CHEGAM A RESPEITO, NÃO SÃO BOAS. DAÍ UMA BOA, A INICIATIVA DA ILUSTRE VEREADORA. EU POSSOU ALGUMAS PEÇAS QUE PODEM SER DOADAS A INSTITUIÇÃO, MAS DA MANEIRA EM QUE SE ENCONTRA, NEM VALE A PENA. CARPINENSES. VAMOS PENSAR EM SALVAR A NOSSA CULTURA. QUE CARPINA NÃO SEJA MAIS UMA CIDADE PERNAMBUCANA SEM MEMÓRIA.

    ARISTÁCIO FERREIRA DA SILVA
    DIRETOR PRESIDENTE, FUNDADOR E MANTENEDOR DO
    CENTRO CULTURAL ANA MARIA FERREIRA
    PONTA DE PEDRAS - PERNAMBUCO

    ResponderExcluir