segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

IPA promove 1ª feira de artesanato da agricultura familiar de Buenos Aires

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, promoverá, nos dias 14 e 15 de fevereiro, em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Associações de Pequenos Agricultores de Buenos Aires, na Mata Norte do Estado, a 1ª Feira de Artesanato da Agricultura Familiar do município. A proposta é divulgar o artesanato local e as peças produzidas no Curso de Pintura em Tecido, realizado em dezembro, com apoio do Instituto.

No centro da cidade serão expostas esculturas em barro, madeira e gesso, objetos feitos em crochê, macramê e ponto do cruz, artigos criados em material envelhecido, além de peças ligadas à arte sacra. A expectativa dos organizadores é que cerca de 50 artesãos, pertencentes a 10 comunidades de Buenos Aires, exponham suas peças, em 20 barracas.

A articuladora da Rede Temática de Turismo Rural na Agricultura Familiar do IPA, Gilva Delli, ressalta que a intenção é contribuir para as ações de resgate cultural que estão sendo realizadas no município. “A meta é valorizar a cultura popular e resgatar, principalmente, a cidadania dos artesãos e agricultores locais”, explica Delli.

Futuro – De acordo com o extensionista do IPA em Buenos Aires, Júlio Mesquita, em reunião com os expositores deste ano, ficou decidido que a feira voltará a ser realizada no mesmo período em 2010. É na primeira quinzena de fevereiro, que, anualmente, também são realizadas as comemorações da festa de Nossa Senhora do Bom Parto, padroeira da cidade, ocasião em que pessoas das cidades vizinhas visitam o município.

Segundo Mesquita, também já está sendo discutida a possibilidade de trazer os produtos expostos na feira para o Recife. “Estamos em busca de parceiros, mas a nossa vontade é trazer a feira para Recife uma vez por mês”, conclui o extensionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário