terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Projeto do IPA e Governo Federal combate a fome em municípios pernambucanos

O IPA (Órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária) assinou um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para a implantação do Programa Compra Direta e Doação Simultânea de Alimentos. Serão atendidas cerca de quatro mil pessoas em condições de insegurança  alimentar e nutricional em 10 municípios do Agreste Meridional. 
    
Os recursos do Programa - R$ 3,5 milhões - são direcionadas à compra de alimentos produzidos pelos agricultores de base familiar. Esses alimentos serão, em seguida, distribuídos para 80 entidades sócio-assistenciais (hospitais, creches, asilos e locais que distribuem sopas) nos municípios de Caetés, Capoeiras, Águas Belas, Iatí, Itaíba, Paranatama, Pedra, Saloá, Terezinha e Venturosa. Os municípios estão inseridos no Território da Cidadania do Agreste Meridional e apresentam um IDH médio de 0,56.

Além de atuar na questão da segurança alimentar, o Programa, que está em fase de preparação dos técnicos do e contatos com Prefeituras, Conselhos e organizações não-governamentais, vai fortalecer a economia dos municípios, com a injeção e a circulação dos recursos disponíveis para a aquisição da produção. O IPA vai prestar assistência e extensão rural para mil agricultores e 50 organizações de trabalhadores rurais. O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do IPA, Ruy Carlos Barros, explica que o Programa limita a R$ 3,5 mil por ano, o valor adquirido de cada produtor.

O projeto tem um prazo de execução estimado em 18 meses. Segundo o presidente do IPA, Júlio Zoé de Brito, os Conselhos Municipais e de Segurança Alimentar, Prefeituras e ONGs têm um papel fundamental no trabalho. Eles serão responsáveis por identificar, organizar a distribuição,  preparar as dietas, e avaliar e monitorar o Programa.

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