sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

SARA realiza peixamento em Limoeiro nesta sexta-feira

Cerca de 140 mil alevinos (filhotes de peixes) da espécie Curimatã serão colocados, nesta sexta-feira (27), no trecho da Barragem do Carpina, que fica na Prainha comunidade ribeirinha localizada no município de Limoeiro. A ação é coordenada pelas Secretarias de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) e a de Recursos Hídricos (SRS). Esta é a sétima etapa de um trabalho pioneiro realizado pelo Governo do Estado, no manancial, considerando os aspectos econômico e ambiental.

O chefe da Unidade de Pesca da SARA, Roberto Maurício, destaca que a Barragem do Carpina está recebendo um tratamento diferenciado para melhorar a qualidade da água. “Atendendo a uma reivindicação de quase 2 mil pescadores artesanais, que têm a pesca como alternativa de renda, estamos em fase de conclusão de um ciclo de distribuição de 1,2 milhão de alevinos das espécies tambaqui, carpa prateada e curimatã pacu”, informa o engenheiro de pesca. O trabalho vem sendo realizado em trechos de cinco municípios - Limoeiro, Carpina, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro e Feira Nova - banhados pelo manancial.

Maurício explica que a convivência dessas espécies vai permitir que os peixes comam a alimentação natural da Barragem, proporcionando a redução de plânctons e consequentemente melhoria da qualidade da água. A presença dos alevinos ajudará no equilíbrio ambiental do manancial que serve para o abastecimento das comunidades do entorno. “Por outro lado, a pesca local serve para consumo da própria comunidade e como atividade geradora de renda”, finaliza Maurício.

Fonte: Sara

Nenhum comentário:

Postar um comentário