
O deputado Antônio Moraes, do PSDB, afirmou, nesta segunda(três de agosto), que a Comissão Especial do Parque Aza Branca, criada há quatro meses, para apresentar sugestões de revitalização do local, concluiu suas atividades. O parlamentar, que presidiu o grupo, informou que a iniciativa surgiu após rumores de que o parque, construído em homenagem a Luiz Gonzaga, seria vendido para o Ceará.
Segundo o deputado, a comissão realizou vários encontros e uma visita à área, localizada em Exu, onde nasceu o Rei do Baião. Moraes destacou que o grupo reuniu sugestões que pretende apresentar ao governador Eduardo Campos. Entre as propostas, estão a de atrelar o turismo de Exu ao de Juazeiro do Norte, no Ceará, e também a inclusão da terra natal do artista na rota Luiz Gonzaga.
O deputado ainda destacou a visita do governador de São Paulo, José Serra, a Exu, no último final de semana, quando foram lembrados vinte anos da morte de Gonzaga. O parlamentar elogiou a atitude, ressaltando que a iniciativa teve repercussão nacional. Moraes lembrou que o governador também promoveu, na capital paulista, três dias de festa para homenagear o Rei do Baião. O deputado salientou que todas as medidas são válidas para garantir a sobrevivência da memória de Gonzaga.
Terezinha Nunes, do PSDB, destacou que José Serra foi o primeiro político não nordestino a se preocupar com a situação do parque, sem que a visita tivesse conotação política. Bringel, do PSDB, Geraldo Coelho do PTB, e Augusto Coutinho, do Democratas, afirmaram que Gonzaga é o maior nome da cultura nordestina, e que é necessário fazer o possível para manter seu patrimônio vivo.
O líder do Governo, Isaltino Nascimento, do PT, informou que, ao assumir o mandato, Eduardo Campos deu entrada no processo de tombamento do acervo do Parque Aza Branca, que ainda não foi concluído. A palavra Aza, grafada com letra z, foi registrada dessa forma por um erro do cartório.Gonzaga achou que a confusão daria sorte ao empreendimento, e manteve o nome do espaço. Izaías Régis, do PSB, acredita que o governo vai resgatar a importância do local, que é um dos pontos turísticos do Estado. Já Nadegi Queiroz, do PMN, lembrou que o nordestino precisa conhecer o parque, que tem uma beleza singular
Nenhum comentário:
Postar um comentário