
Um projeto piloto vai permitir que as secretarias de saúde de 32 municípios e Hospital Correia Picanço tenham acesso aos exames feitos pelo Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) pela internet. A novidade estará disponível através do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), que será implantado em definitivo a partir de hoje.
Pernambuco é o quinto estado no Brasil e o terceiro no Nordeste a implantar o sistema. Cerca de 200 profissionais já foram capacitados para usar o programa desenvolvido por especialistas do Ministério da Saúde. O GAL deverá ser implantado em todo o Estado até o final do primeiro semestre de 2010.
Responsável por exames de média e alta complexidade, como HIV, dengue e hepatite, o Lacen-PE recebe 70 mil amostradas por mês, coletadas e enviadas por hospitais e Secretarias de Saúde dos 185 municípios do Estado. Com o projeto, as secretarias municipais vão poder imprimir o resultado pela internet, economizando tempo e dinheiro.
O sistema de informação só poderá ser acessado por técnicos da rede laboratorial conveniada, responsáveis pelo cadastro da amostra do paciente antes de enviá-la ao Lacen-PE. Os municípios incluídos no projeto compõe a II Gerência Regional de Saúde (Geres). São eles: Aliança, Bom Jardim, Buenos Aires, Camutanga, Carpina, Casinhas, Chã de Alegria, Condado, Cumaru, Feira Nova, Ferreiros, Glória de Goitá, Itambé, Itaquitinga, João Alfredo, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Limoeiro, Macaparana, Machados, Nazaré da Mata, Orobó, Passira, Paudalho, Salgadinho, São Vicente Férrer, Surubim, Timbaúba, Tracunhaém, Vertente do Lério e Vicência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário