sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Pernambuco terá central nuclear



Pernambuco figura entre os quatro estados nordestinos escolhidos pela Eletronuclear para implantação da central nuclear na região. A empresa estuda a possibilidade também de levar a planta para Alagoas, Sergipe e Bahia.



Ontem à noite, durante a inauguração do escritório de representação no Nordeste situado no bairro de Boa Viagem, no Recife, o presidente da instituição, Othon Luiz Pinheiro da Silva, afirmou que está sendo realizado um estudo técnico para identificar os possíveis locais para acomodação das instalações nucleares. “Após esse processo, vamos construir nos próximos anos duas usinas, que juntas vão gerar a metade da capacidade da hidroelétrica de Itaipú. A meta, depois de consolidadas, é edificar quatro outras”, antecipou.



O escritório da Eletronuclear no Recife, segundo seu coordenador, Carlos Mariz, vai oferecer uma base logística para os técnicos elaborarem o estudo de viabilidade, além de realizar contatos com lideranças políticas dos quatro Estados. “Vamos atuar como uma espécie de link entre a filial, no Rio de Janeiro, com o Nordeste”, resumiu.



Entre os critérios solicitados para implantação, Carlos Mariz informou que a central deverá ser implantação à 50 quilômetros de distância das cidades com mais de um milhão de pessoas, ter fundação própria, além de disponibilidade de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário