
Durante a abertura da Agência, a partir das 14h, será realizado o seminário Produção cultural e sustentabilidade: caminhos para os Pontos de Cultura. Já a noite, às 20h, haverá a apresetanção dos grupos envolvidos com o projeto, são eles: Estrela de Ouro, da cidade de Aliança (PE); Alafiá, da cidade Goiana (PE); Poço Comprido da cidade de Vicência (PE); Cinema de Animação da cidade de Igarassu (PE); Engenho dos Maracatus da cidade de Nazaré da Mata (PE); Retretas da cidade de Condado(PE); Boi da Macuca da cidade de Correntes(PE); Ororubá da cidade de Pesqueira (PE); Coco de Umbigada da cidade de Olinda (PE); Encantando a Vida da cidade de Maceió (AL); e Casarão de Ofícios da cidade de Pendências (RN).
No período de um ano, o Pontão Canavial prevê a realização de atividades de pesquisa-ação, baseado na filosofia de troca de saberes, envolvendo a equipe multidisciplinar do Pontão e os integrantes dos Pontos de Culturas. Uma equipe com um produtor cultural, um historiador-pedagogo, e uma pesquisadora-redatora, irá visitar cada Ponto de Cultura e junto com seus integrantes pensar e desenvolver idéias para viabilizar sustentabilidade das suas atividades sócio-culturais. Nesses encontros serão realizadas capacitações em produção cultural, e as trocas de informações servirão de base para a realização de uma pesquisa histórica sobre a trajetória e o contexto do grupo e para elaboração de projetos visando a captação de recursos para os grupos.
Todas as atividades do projeto e seus resultados serão disseminados em um site, que irá disponibilizar também informações sobre cada Ponto de Cultura integrante da rede. A idéia é ampliar a atuação dos Pontos para além do projeto e promover conexões com outras organizações e grupos culturais do País. Sendo assim, a Agência será a facilitadora da integração, possibilitando a multiplicação dos bens culturais produzidos por cada grupo, a partir da troca de conhecimento e serviços com outros agentes culturais da região.
INVESTIMENTO - Para viabilizar a estruturação da agência, o desenvolvimento das pesquisas, a realização das capacitações, a criação do site e a elaboração de projetos, o Pontão Canavial conta R$ 400 mil. Como uma das contrapartidas, o projeto vai envolver a realização do Festival Canavial em 2009 como uma ação integrada do Pontão. O evento vai funcionar como escola de formação em produção para integrantes dos Pontos de Cultura envolvidos, além de servir de vitrine das suas ações sócio-culturais
HISTÓRIA - Os Pontos de Cultura são resultado da implantação de uma política de valorização, fortalecimento e resistência das manifestações culturais brasileiras, que em sua maioria atuavam à margem dos centros econômicos e sociais do País. Com uma proposta de oferecer infra-estrutura e acesso a novos meios de produção para esses grupos, o Ministério da Cultura, por meio do programa Cultura Viva e Mais Cultura, possibilitou a continuidade de suas ações, redimensionando sua atuação dentro da sociedade. O Brasil experimentou olhar para outros territórios culturais e descobriu seu caráter dinâmico e plural.
SERVIÇO
Inauguração da Agência de Integração e Sustentabilidade de Projetos – Pontão Canavial
Data: 02/05 (sábado)
Horário: a partir das 14h
Local: Engenho Santa Fé – Nazaré da Mata – Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário