Em reunião, nesta terça-feira (19), com os representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais em atuação na zona canavieira de Pernambuco, a coordenação executiva do Programa Chapéu de Palha apresentou o cronograma das atividades de campo e as metas de cada uma delas para esta terceira edição. Além dos sindicalistas, parceiros do programa, estiveram presentes os representantes das secretarias estaduais envolvidas diretamente com tais atividades programadas.
Durante o encontro, o coordenador executivo do Chapéu de Palha na zona canavieira, Sebastião Pereira Lima, fez um balanço das ações desde o ano de 2007, quando o Governo do Estado resgatou o programa. “Nossa intenção foi fazer com que os sindicatos tomassem conhecimento do nosso trabalho de maneira mais detalhada, aproximando ainda mais esse parceiro do corpo técnico do programa e reafirmar o compromisso da atual gestão para com eles e para com os trabalhadores e trabalhadoras da palha da cana”, disse o coordenador executivo.
Para este ano serão investidos diretamente R$ 9.129.700,00 (recursos do Governo do Estado) nas ações de campo das seguintes secretarias: Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente; Educação; Agricultura e Reforma Agrária; Saúde; Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Mulher e Juventude e Emprego.
O início das atividades de campo estão agendadas para o dia 10 de junho, mês em que os trabalhadores e trabalhadoras rurais da palha da cana começam a receber o benefício de R$ 232,50 (complementar ao valor do Bolsa Família). A listagem dos selecionados no programa ficará disponível a partir do dia 01 de junho na sede dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais em atuação nos 52 municípios atendidos pelo programa. As atividades seguem até o mês de setembro, período em que as usinas de cana de açúcar voltam a moer e a contratar temporariamente.
As Secretarias de Agricultura e Reforma Agrária e de Ciência Tecnologia e Meio Ambiente trabalharão conjuntamente. A meta para 2009 é a produção e plantio de 300 mil mudas nativas e a distribuição de 20 mil mudas durante a FENEARTE.
A Secretaria de Saúde capacitará as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) para atender ao público alvo do Chapéu de Palha, intensificando o atendimento à saúde do idoso, da mulher e da criança, como também o de saúde bucal e de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
A Secretaria de Educação capacitará 400 professores para trabalhar com os Círculos de Educação e Cultura, que atenderá a 10 mil trabalhadores.
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos tem como meta a emissão de 20 mil documentos, como certidões de nascimento, Carteira Profissional de Trabalho e Identidade, além de prestar orientação jurídica.
A Secretaria Especial de Juventude e Emprego trabalhará com 2.250 jovens oferecendo reforço escolar e qualificação profissional nas áreas da construção civil e agricultura.
A Secretaria Especial da Mulher atenderá 3 mil mulheres oferecendo a esse grupo o curso de Agentes de Políticas Públicas e capacitação profissional nas áreas de alvenaria, gesso, solda, hotelaria, agricultura entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário