quarta-feira, 20 de maio de 2009

UFPE vai criar novas disciplinas para Hemobrás

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vai criar disciplinas eletivas com o foco nas necessidades de geração de mão de obra para a Hemobrás, fábrica de hemoderivados e biotecnologia que está sendo construída em Goiana (a 63 km do Recife). A ideia é que os técnicos da indústria colaborem com a instituição de ensino para reformular a grade curricular. Em troca, os recém-formados terão à disposição cerca de 400 vagas de nível superior que serão preenchidas através de concurso até 2011. Os salários variam entre R$ 1,3 mil e R$ 6,6 mil. As medidas entram em vigor a partir do próximo semestre acadêmico.



Ontem, o presidente da Hemobrás, João Paulo Baccara, e o diretor técnico, Luiz Amorim, estiveram no Recife para debater com a UFPE como os estudantes podem ser preparados para aproveitar as oportunidades de emprego que serão geradas com a instalação da indústria. "Como uma empresa que tem a finalidade de pesquisar e desenvolver produtos, essa aproximação da Hemobras com a universidade é muito importante para gerar conhecimento e oportunidade de emprego", diz Luiz Amorim. De acordo com a pró-reitora da UFPE, Ana Cabral, a universidade fará ajustes na grade curricular com o objetivo de formar profissionais para o polo farmacoquímico.



O primeiro passo será criar disciplinas eletivas em áreas necessárias para produção de novos fármacos. "Acredito que no próximo semestre essas novas disciplinas já estejam no currículo acadêmico", comenta Ana Cabral. Entre os cursos que serão objeto de reformulação, estão engenharia (biomédica, química, mecânica, elétrica, eletrônica e civil), farmácia, biologia, medicina e informática. "É preciso que esses universitários estejam preparados para os próximos concursos da Hemobrás. Além disso, há oportunidade de contratação como terceirizado tanto na Hemobrás como em outras indústrias que surgirão no polo farmacoquímico", aponta Amorim.



Concurso - Apesar da fábrica só entrar em operação plena em 2011, de acordo com Baccara, as oportunidades de emprego já estão sendo geradas. Um primeiro concurso já foi feito com aprovação de 85 candidatos. Destes, 23 já começam a trabalhar em junho. Segundo o presidente da Hemobrás, a expectativa é que o restante seja contratado até primeiro semestre do próximo ano, quando serão inauguradas o primeiro bloco da fábrica e a sede da Hemobrás em Goiana. Em julho, a empresa também inaugura uma fábrica de cola de fibrina, que funcionará dentro das instalações do Hemope, no Recife. De acordo com ele, a empresa também já tem a aprovação para contratar 277 pessoas através de concurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário