segunda-feira, 18 de maio de 2009

Adolescentes mortos por raio são enterrados

Os corpos dos quatro adolescentes vítimas de uma descarga elétrica causada por um raio que caiu no distrito de Belo Oriente, em Tracunhaém, na Mata Norte de Pernambuco, foram enterrados no final da tarde desta segunda-feira. Três deles, Cosme Martins da Silva, 14, Otávio Bezerra dos Santos Júnior, 16, e Edson José de Freitas, 14, foram sepultados no Cemitério de Araçoiaba. Já Romário Medeiros Maciel, 14, foi enterrado em Itaquitinga, município da Mata Norte. Os corpos dos jovens demoraram a chegar ao distrito porque um deles, Otávio Júnior, estava sem identidade e certidão de nascimento, o que impediu a liberação pelo Instituto de Medicina Legal.

Chovia muito quando Cosme, Otávio Júnior, Edson e Romário se preparavam para participar de uma partida comemorativa do time de futebol do distrito, quando o raio caiu na manhã do domingo passado. Inicialmente, os quatro seriam velados na sede da associação de Belo Oriente, mas as famílias resolveram levar os caixões para as próprias casas.

O primeiro corpo a chegar em Belo oriente foi o de Cosme. A mãe do adolescente, Neide Maria de Oliveira, e a irmã, dele Josicleide Maria de Oliveira, passaram mal assim que o caixão foi aberto na sala de casa. Elas tiveram queda de pressão e foram socorridas por uma ambulância da Secretaria de Saúde de Tracunhaém. Mesmo depois de medicada, a mãe do garoto não conseguia ficar de pé. Precisou ser amparada pelos parentes.

Chorando muito, ela falava o tempo todo que queria o filho de volta. Cosme era criado pelos avós maternos, que pareciam estar mais conformados por acreditar que a morte do neto veio do céu. Inconsolados também estavam os familiares de Romário Medeiros Maciel, 14. A mãe, Adenilza Justina, 34, teve que ser medicada com tranquilizantes.

Na casa de Otávio Júnior, o clima também era de desolação. Parentes e amigos se
acotovelavam na janela e na entrada da casa para ver de perto o corpo do adolescente dentro do caixão, exposto na pequena sala. Dos quatro adolescentes, Otávio Júnior foi o que sofreu maior impacto com a descarga elétrica. O corpo do adolescente teve queimaduras por todo o corpo, pernas e braços e a roupa que ele usava ficou carbonizada. "Pedi muito para ele não ir, mas ele não me atendeu", disse a dona de casa Marlene Bezerra, agarrada ao caixão do filho. O corpo de Edson José de Freitas, 14, também foi velado na casa dos pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário