
Até o momento, mais de 85% das pessoas acima de 60 anos foram vacinadas contra a gripe em Pernambuco, superando a meta do Ministério da Saúde, estipulada em 80% para cada unidade da federação. A campanha, que começou no dia 25 de abril, conseguiu imunizar 746 mil idosos de um total de 875 mil no Estado.
Mas o prazo final está chegando. Quem ainda não tomou a vacina tem até o dia 29 de maio para se imunizar contra a doença, num dos mais de 2 mil postos de saúde distribuídos pelos 185 municípios pernambucanos. O horário é de segunda à sexta, das 8h às 17h, e a imunização é de graça.
Um levantamento realizado pela SES mostra que a gripe é a principal causa de internação por problemas nas vias aéreas na rede pública de saúde de Pernambuco. Mais de 27.600 pessoas deram entrada no ano passado por causa da doença. Cerca de 5 mil delas eram idosos. “As doenças respiratórias representam um grande risco para os idosos, principalmente a gripe, que abre caminho para pneumonias que podem debilitar muito a saúde das pessoas da terceira idade”, salientou Adriana Baltar, coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunizações.
Quem já tomou a vacina nos outros anos não deve vacilar. Os especialistas afirma que é necessário se imunizar mais uma vez, porque o vírus da gripe é mutável, e a nova dose já está atualizada. “Mas ela não protege contra a gripe A(H1N1)”, adverte a coordenadora do Programa Nacional de Imunização.
Ela lembra também que a vacina não causa gripe, já que é feita de vírus mortos. “Na verdade, a imunização cria a anticorpos para proteger a pessoa contra a doença. Se em menos de duas semanas ela pegar gripe, o vírus provavelmente já estava instalado no organismo dela antes da vacina”, afirmou a coordenadora.
A imunização somente deve ser evitada pelas pessoas que apresentam alergia grave ao ovo de galinha e a quem já desenvolveu a síndrome de Guillian-Barré.
Nenhum comentário:
Postar um comentário