terça-feira, 19 de maio de 2009

Municípios têm apoio para resolver problema do lixo

Representantes de 32 prefeituras da Zona da Mata receberam, na sede do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Zona da Mata - Promata, o Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos - PGIRS. O estudo, que representa um investimento de mais de R$ 1 milhão, é resultado de uma parceria entre as secretarias estaduais de Planejamento e Gestão e de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente.

O plano contém um levantamento detalhado da realidade de cada município, observando aspectos como a sua condição financeira, quantidade e tipo de lixo que produz. O PGIRS também busca criar alternativas para conter a degradação ambiental, provocada pela deposição inadequada dos resíduos sólidos e tem como principal objetivo ajudar cada cidade a gerir ade-quadamente o lixo.

“Esse documento vai contribuir com a gestão do lixo de cada cidade. A destinação final dos resíduos sólidos é uma preocupação expressa do Governo e implantar o programa é um desafio para os prefeitos”, afirmou o secretário-executivo da Seplag e gerente-geral do Promata, Antonio Barbosa. Ainda de acordo com ele, é preciso pensar na coleta seletiva como solução para a questão do lixo. “A implantação desse sistema de coleta faz com que diminua a quantidade de resíduos sólidos que vão para os aterros aumentando a vida útil deles”, explicou.

O plano foi elaborado de forma participativa, a partir de oficinas realizadas em cada cidade, e contém orientações técnicas e normativas para que o município implemente de forma correta o armazenamento, a coleta, o transporte, o tratamento e a destinação final dos resíduos sólidos. Ele também foi pautado nos princípios da redução, da reutilização e da reciclagem.

Cidades contempladas - Numa etapa piloto, os municípios de Escada, Amaraji e Primavera, na Zona da Mata Sul, foram beneficiados com a ação em 2008. Agora, são incluídas as cidades de Timbaúba, Camutanga, Ferreiros, Macaparana, Itambé, Condado, Itaquitinga, Carpina, Paudalho, Lagoa do Carro, Lagoa de Itaenga, Tracunhaém, Vicência, Aliança, Nazaré da Mata, Buenos Aires, Glória do Goitá, Chã de Alegria, Pombos, Vitória de Santo Antão, Chã Grande, Cortês, Joaquim Nabuco, Ribeirão, Gameleira, Belém de Maria, Xexéu, Jaqueira, Catende, São Benedito do Sul, Maraial e Quipapá. A previsão é que, até o fim do ano, São José da Coroa Grande, Barreiros, Tamandaré, Rio Formoso e Sirinhaém também passem a contar com plano semelhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário