quarta-feira, 8 de abril de 2009


Com a Operação Semana Santa, a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), órgão vinculado a Secretaria Estadual de Agricultura (SARA), aumenta a fiscalização dos produtos marinhos. Até esta quarta-feira (08), equipes de fiscalização da Agência irão vistoriar estabelecimentos que comercializam esses produtos na Região Metropolitana do Recife e nas cidades do interior do Estado.

No Recife, duas equipes com quatro técnicos inspecionam a comercialização de peixes congelados em supermercados e mercados públicos. São observados, principalmente, prazo de congelamento, temperatura adequada para conservação e o prazo de validade. De acordo com o Chefe da Unidade Estadual de Inspeção Animal da Adagro, Ednaldo Siqueira, cerca de 50 estabelecimentos serão vistoriados, sendo que 20 já foram visitados. Os mesmos procedimentos estão sendo usados no interior de Pernambuco em todas as dez regiões que possuem unidades da Adagro - Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Oricuri, Palmares, Petrolina, Salgueiro, Serra Talhada, Surubim e Sertânia.

“Na hora da compra, uma das dicas para o consumidor é observar se peixes e crustáceos estão dispostos em locais limpos e se o produto apresenta cheiro de amônia ou formol - substâncias usadas para conservar peixes estragados”, alerta chefe da Unidade de Inspeção, Ednaldo Siqueira.

“Ele acrescenta que o consumidor jamais deve comprar peixe enrolado em jornais, porque o papel de jornal apresenta produtos tóxicos”, diz. Para acertar na compra, Siqueira explica que os pescados como os peixes frescos têm que ter superfície corporal limpa, corpo firme, resistente à pressão dos dedos, ventre roliço, olhos transparentes (não opacos) e escamas brilhantes. Já o bacalhau deve apresentar cor amarelo-clara a cinza-amarelada, carne firme, sem manchas avermelhadas, além da ausência de umidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário