Pesquisa para o Governo do Estado divulgada, ontem, pelo Instituto Maurício de Nassau (IMN), confirmou a vantagem que o governador Eduardo Campos (PSB) tem sobre o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) na potencial disputa, a ser travada em 2010. O socialista supera o rival nos dois cenários postos. No levantamento estimulado - no qual é apresentada uma lista com os potenciais candidatos -, Eduardo obteve 50% das intenções de votos, contra 33% de Jarbas. A diferença - 17% - é a maior já observada desde que o nome do ex-governador passou a ser ventilado pela oposição.
Na pesquisa espontânea - quando o entrevistador apenas pergunta em quem o entrevistado votaria -, Eduardo terminou com 44%, Jarbas com 25%. O IMN ouviu em todo o Estado 2.445 eleitores, maiores de 16 anos, entre os dias 23 e 26 de março.
Apesar de nunca ter externado vontade de concorrer em Pernambuco, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi citado na pesquisa espontânea por 1% dos entrevistados, a exemplo do presidente estadual do PSOL, Edilson Silva. Oito por cento dos entrevistados disseram que votariam em branco ou nulo. Outros 18% não sabem ou não responderam. Os demais nomes lembrados não atingiram 1%. Na estimulada, Edilson Silva subiu para 2%; os brancos e nulos cresceram para 9%; já 7% não sabem ou não responderam.
No cenário sem o nome de Jarbas, Eduardo continua na frente, com 25%. O deputado federal Raul Henry (PMDB) teve 16%, seguido pelo senador Sérgio Guerra (PSDB),com 13%, brancos e nulos, 12%, e por Edilson Silva, com 1%. Chama atenção o número de entrevistados que não votaria em nenhuma dessas opções: 17%. Os que votariam em branco ou nulo seriam 17%.
O Instituto Maurício de Nassau também mediu o grau de aprovação do Governo Eduardo. Quarenta e dois por cento dos entrevistados acham a gestão “boa”, outros 11% a acham “ótima”, enquanto que 33% julga a administração “regular”. Em contraponto, a avaliação negativa é muito baixa. Só 6% avaliam o governo como “péssimo” e 4% como “ruim”. Não sabem ou não responderam: 4%.
SENADO
O ex-prefeito João Paulo (PT) lidera a corrida para o Senado num dos cenários. No primeiro, quando o questionário perguntou quem seria a primeira opção dos eleitores, o petista teve 33%. Ele foi seguido pelo senador Marco Maciel (DEM), 28%. No cenário para a segunda vaga, Marco Maciel lidera com 23%. João Paulo figura em segundo, com 15%. Sérgio Guerra (PSDB) não foi posto na disputa porque seu nome figurou no questionário para governador.
Folha on-line
terça-feira, 7 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário