terça-feira, 15 de setembro de 2009

Programa Garantia-Safra promove capacitação no Agreste


A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) inicia nesta terça-feira (15), a etapa da capacitação para o Programa Garantia-Safra na região do Agreste. A ação é feita para orientar e mobilizar os municípios a aderirem ao seguro que paga R$ 550,00 ao agricultor que tiver perda de safra por estiagem ou excesso de chuvas. Os trabalhos acontecem em quatro pólos – Garanhuns, Caruaru, Arcoverde e Surubim -, abrangendo 36 municípios. Os encontros são realizados nas regionais do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

A proposta dessas mobilizações é aumentar a adesão ao Garantia-Safra, esclarecendo a agricultores, representantes de prefeituras municipais, de sindicatos e associações rurais que esta é uma política pública que miniminiza os prejuízos para o produtor. “As informações são repassadas por técnicos da Secretaria, do IPA e do Ministério do Desenvolvimento Agrário por meio das capacitações”, explica a coordenadora do Garantia-Safra em Pernambuco, Edivânia Vidal.

Números – As capacitações iniciaram por cinco regionais do Sertão, abrangendo 53 municípios, com média de 75 participantes cada uma. Todas tiveram a participação efetiva dos secretários municipais de agricultura. Edivânia Vidal alerta que para o agricultor ser beneficiado precisa estar inscrito no Programa, bem como as prefeituras e o Governo Estadual.

Na safra 2207/2008, o Programa pagou R$ 21,9 milhões aos 39,9 mil agricultores pernambucanos que tiveram perdas de plantio comprovadas em 27 municípios do Semi-Árido. "Esse dinheiro passa a circular na economia dessas cidades - no mercadinho, nas farmácias", destaca o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ângelo Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário