segunda-feira, 15 de junho de 2009

Campanha combate praga de caramujo

Começa hoje uma campanha educativa para eliminar a praga que vem atingindo as lavouras de hortaliças em Pernambuco. O caramujo gigante africano, que tem infestado as plantações nos campos da zona da mata do Estado, também pode transmitir doenças ao entrar em contato com o ser humano. O evento desta segunda-feira conta com a presença de entidades sindicais dos agricultores e ocorre no município de Chã Grande, na secretaria de saúde do município, a partir das 9h30 da manhã.

Uma das estratégias da campanha para reverter esse quadro é conscientizar a população sobre os problemas econômicos e sanitários que o caramujo gigante africano pode causar. Entre as ações, que durarão quase um ano, está a distribuição de panfletos e cartazes com orientações para a população que vive no campo.

Ao entrar em contato com o homem, esses animais podem causar um tipo específico de meningite e alguns problemas digestivos. Muito embora não haja o registro da doença no país, as chances de esse tipo de meningite ocorrer é grande.

A campanha terá o intuito controlar ambientalmente o número desses moluscos na região, eliminando alguns deles. Esse trabalho será feito por seis meses e algumas visitas ao campo já estão programadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário