quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Habilitação: valem as novas regras


As regras para tirar carteira de habilitação em todo o Brasil mudaram e, a partir de hoje, entra em vigor a resolução 285 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que prevê um aumento na carga horária dos cursos de formação de condutores do País.

De acordo com o Conselho de Trânsito, a partir do primeiro dia de 2009, os condutores serão submetidos a 45 horas de aulas teóricas na auto-escolas - atualmente esse número é de apenas 30 horas - e 20 horas de curso de direção veicular - hoje são necessárias para tirar a carteira 15 horas de aulas práticas.

Com a mudança, sobe de 12h para 18h o total de carga horária do curso teórico sobre legislação de trânsito; de 8h para 16h para aulas sobre direção defensiva; e de 2h para 3h o curso de noções sobre o funcionamento dos veículos de duas ou mais rodas.

Apesar de todas essas mudança, o Contran informou que, para aqueles que se matricularam nos cursos ainda em 2008 mas ainda não tiraram a carteira nacional de habilitação, vale a regra antiga com relação as horas de aula.

Segundo o órgão de trânsito, além do aumento da carga horária, a resolução 285 prevê algumas alterações também no conteúdo passado pelos cursos, sobretudo para os condutores de motocicletas. A partir deste ano, os alunos passarão por aulas teóricas sobre equipamentos de segurança para o motociclista, condução de motocicletas com passageiro ou cargas e cuidados com as vítimas de acidentes de trânsito, entre outras questões.

A partir deste ano, também será permitido realizar aulas práticas de direção de motocicletas em vias públicas, monitoradas por um instrutor em outro veículo. De acordo com o Contran, as alterações das regras têm como objetivo principal diminuir o número de acidentes de trânsito que ocorrem diariamente.

FILAS

Muita gente deixou para última hora a decisão de renovar ou dar entrada na primeira carteira de habilitação, o que gerou, em todo o País, grandes filas e tumultos, nos postos de atendimento do Detran. A correria foi provocada pelo aumento do valor investido para tirar a carteira de motorista a partir deste mês, já que a quantidade de horas/aula nas auto-escolas vão aumentar. O valor varia dependendo do Estado, em Pernambuco, por exemplo, tirar a habilitação custava em torno de R$ 450, agora esse valor vai passar para R$ 650.

Nenhum comentário:

Postar um comentário