terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Definido local para construção do 3º hospital metropolitano do Estado

O Hospital Metropolitano Oeste (HMO), o terceiro dos três compromissos assumidos ainda na campanha eleitoral pelo governador Eduardo Campos, será entregue à população em outubro de 2010. O anúncio foi feito nesta terça-feira (30/12) pelo próprio governador, ao assinar o decreto de desapropriação do terreno que irá sediar a unidade de saúde, localizado à margens da BR-408, nas proximidades do TIP, município de São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife.

Eduardo explicou que os trabalhos de construção civil serão iniciados até o próximo mês de março e que o prazo para a conclusão é de 12 a 14 meses. Segundo o governador, as obras serão acabadas em em julho de 2010 e a entrega do hospital será 90 dias após a conclusão dos serviços.

O Projeto de Lei, ainda em tramitação na Assembléia, deverá batizar o HMO como Hospital Pelópidas da Silveira. O Governo do Estado vai investir R$ 38 milhões na unidade, que vai abrigar 150 leitos, sendo 30 de UTI e outros 19 para queimados. O Pelópidas da Silveira terá capacidade para atender 67.536 consultas e emergências e 19.690 internamentos por ano. Tudo isso em uma área de 239,726 hectares. A expectativa é de que a unidade atenda pacientes da zona oeste da Região Metropolitana e da Zona da Mata Norte, filtrando os casos mais graves para encaminhamento ao HR.

O hospital vai oferecer serviços em cardiologia, urgências e emergência, clínica média, neurologia e traumato-ortopedia e terá capacidade para realizar, anualmente, 62 mil consultas e 24 mil internações. Atendendo a todas as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e ainda aos critérios de humanização do atendimento (boa sinalização dos setores, acesso fácil para deficientes físicos e local para acompanhantes), o HMO terá quatro pavimentos e uma área de 12.734 mil metros quadrados.

Para o governador, esse déficit de vagas nas principais emergências do Estado é fruto da ausência de grandes investimentos na saúde pública pernambucana. As obras dos outros dois hospitais que serão entregues pelo Governo do Estado já estão em andamento. O Metropolitano Norte Miguel Arraes, em Paulista, será concluído em três meses e entregue à população em junho. Já o Metropolitano Sul Dom Hélder Câmara, localizado às margens da BR-101, no Cabo de Santo Agostinho, deve ser inaugurada em março de 2010.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário